O trabalho na linha de montagem dos eletrônicos que usamos diariamente é duro. Tanto é que a Samsung anunciou nesta segunda-feira, 3, a criação de um fundo de 100 bilhões de wons coreanos (equivalente a R$ 295 milhões) para compensar funcionários atingidos pelo câncer e suas respectivas famílias.
O dinheiro também será empregado em esforços para prevenir o surgimento de tais doenças em suas fábricas de chips e telas, por meio de pesquisas, desenvolvimento de especialistas e outros métodos que melhorem a segurança dos trabalhadores.
Segundo a Reuters, o fundo será usado para pagar os funcionários que adoecerem por conta do trabalho realizado nas fábricas, ou aos seus familiares.
Esta é uma forma de responder às reclamações do grupo ativista Sharps, que representa vários dos trabalhadores diagnosticados com câncer. Nesta segunda-feira, o grupo diz que já conhecia 200 casos de pessoas que desenvolveram a doença depois de trabalhar nas fábricas da Samsung. Destes casos, 70 já morreram.
A decisão vem depois de negociações entre a Samsung, trabalhadores e suas famílias, especialistas externos sobre a responsabilidade da companhia pela saúde de seus funcionários e contratantes, que adquirem a doença devido a exposição a radiação e a produtos químicos perigosos usados nas fábricas.
Via Reuters
Via Reuters
0 comentários :
Postar um comentário