Saiu nesta sexta-feira, 31, um levantamento do Procon-SP, que leva em consideração as reclamações mais comuns entre os consumidores por defeito. O ranking, referente ao primeiro semestre, diz que a categoria de produtos que mais recebe reclamação é a de celulares, com 2.709 casos registrados nos seis meses iniciais do ano.
O posto de empresa que mais recebeu reclamações sobre falhas de celulares na primeira metade de 2015 é a Sony. Segundo o Procon-SP, a empresa teve 865 casos no período, com 69% de solução. Confira o ranking:
Empresa | Casos | Taxa de resolução |
1º) Sony | 865 | 69% |
2º) Motorola | 535 | 86% |
3º) Samsung | 497 | 95% |
4º) Microsoft/Nokia | 114 | 86% |
5º) LG | 109 | 89% |
Apesar da liderança da Sony no semestre, essa situação parece ser uma novidade para a empresa, que, segundo o Procon, teve um salto de 773% em relação aos 99 casos registrados no primeiro semestre de 2014. No mesmo período do ano passado, a liderança pertencia à Samsung, seguida pela Motorola, que manteve a segunda posição. O restante do top-5 era formado por Nokia, LG e Lenovo/CCE.
A segunda categoria com mais reclamações é a linha branca, como são conhecidos os eletrodomésticos de grande porte como fogões, geladeiras e freezers. Finalizando o top-3 de categorias que mais geraram reclamações estão os computadores e produtos de informática.
Neste último item, o destaque negativo vai para Lenovo/CCE, liderando em número de reclamações. Confira o ranking:
Empresa | Casos | Taxa de resolução |
1º) Lenovo / CCE | 322 | 80% |
2º) Positivo | 165 | 59% |
3º) Dell | 74 | 80% |
4º) DL Eletrônicos | 48 | 60% |
5º) HP | 45 | 86% |
A Lenovo e a CCE não têm a mesma “desculpa” da Sony, de que se trata algo que não é normal. O grupo também liderou o ranking de reclamações no primeiro semestre de 2014, também seguido pela Positivo.
REPRODUÇÃO: Olhar Digital
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