FIFA 15 chegou gratuitamente aos smartphones e tablets. A nova versão para dispositivos móveis começa exatamente onde parou a anterior. FIFA 15 Ultimate Team traz poucas novidades positivas e uma bastante negativa, a ausência de clubes brasileiros. Confira nossas primeiras impressões.
Quando foi lançado no ano passado, FIFA 14 tinha uma proposta bem diferente da que possui agora. O jogo possuía modos gratuitos, mas os mais procurados como torneios e a possibilidade de jogar com qualquer clube a sua escolha, era exclusiva dos modos pagos. Porém, a EA foi atualizando o jogo e o FIFA 14 incorporou completamente o conceito do modo Ultimate Team.
Nesse modo, o jogador deve montar o seu time com craques de outros clubes e jogar partidas em várias ligas. É justamente aqui que começa o FIFA 15, o jogo é uma continuação literal desse modo. Não possuindo modos como “Multiplayer online” ou “Modo VS”, dentre outros.
Modos do Fifa 15 Ultimate Team
FIFA 15 concentra sua jogabilidade exclusivamente em modos “free-to-play”. Logo no início do jogo, o game dá ao jogador a oportunidade de escolher um time pré-determinado através de alguns cards.
Depois de escolhido a posição dos jogadores no time, o jogador poderá escolher jogar entre os modos: Temporadas, Partida Rápida, Seleção da Semana, Jogos da Semana e Torneios.
O modo “Temporadas” consiste em um modo estilo “arcade” onde o jogador enfrenta partidas em sequência para conquistas vários prêmios, dentre eles, moedas douradas. O jogador disputa esse modo contra outros clubes controlados pelo jogo.
O “Partida Rápida” consiste em jogos contra equipes montadas pelo jogo. A seleção dos clubes também é aleatória, assim como no modo “Temporadas”. Porém o modo “Partida Rápida” é apenas casual e não rende tantas recompensas.
O “Seleção da Semana” coloca o jogador para enfrentar uma seleção de um país especialmente preparada para aquela “semana”. O grande destaque é a possibilidade de ganhar um dos jogadores daquela seleção. E por fim temos o modo “Torneios”. Onde o jogador poderá colocar o seu clube em ligas clássicas como Campeonato Europeu, dentre outros.
Feito para os amantes de 'Manager'
Uma das novidades de FIFA 15 é o modo de “Simulação Rápida”. Disponível em qualquer partida, o modo “Simulação Rápida” aparece sempre antes de iniciar um jogo. O jogador poderá escolher entre jogar a partida ou simplesmente administrá-la no melhor estilo “Manager”.
Além disso, jogo conta com um sistema completo de substituição e organização do seu time. Ao vencer partidas e campeonatos, o jogador recebe pacotes de cards com jogadores e “power-up” para contratar jogadores. O jogador pode escolher salvar tudo no seu clube ou simplesmente vender o pacote e aumentar o caixa do clube.
Há muitas opções para compra e troca de jogadores. É possível ver lista de jogadores por preço, clubes e posição. Outra novidade é a possibilidade contratar também a comissão técnica, o que resulta em melhoria na habilidade dos jogadores e recuperação rápida de lesões durante os jogos.
Caso o jogador tenha pouco moedas douradas ou “FIFA points”, ele poderá comprar pacotes utilizando dinheiro de verdade. É aqui que entra o sistema de monetização do jogo. A boa notícia é que é possível jogar sem precisar recorrer ao sistema, mas tenha em mente que para subir no ranking de jogadores é preciso bastante esforço.
Jogabilidade melhorada
FIFA 15 traz os mesmos comandos de FIFA 14 com algumas leves modificações. O jogo possui dois esquemas de controles. No modo “Casual”, o jogador realiza passes, chutes e marcação apenas tocando na tela. No modo “Clássico”, temos botões virtuais e um analógico na tela, simulando controles de um videogame.
Os comandos em FIFA 15 para smartphones ficaram mais simplificados. Assim como em FIFA 14, FIFA 15 permite ao jogador utilizar comandos de gestos também nos controles clássicos, mas o botão virtual “Finta” foi removido.
Agora, para que cada jogador faça fintas, basta dar leves toques no direcional. Ainda no controle clássico, o jogador pode adicionar mais um botão de comandos, permitindo chamar uma segunda marcação ou fazer um lançamento mais preciso. É possível variar a função do botão deslizando o dedo após tocar na tela. Por exemplo, para passar a bola para outro jogador, basta tocar no botão “Passar”. Tocar e deslizar o dedo para cima, resulta em um passe alto. O mesmo serve para “enfiadas” e outras jogadas.
Evolução gráfica e necessidade de conexão constante
FIFA 15 é riquíssimo em conteúdo, ainda sim, o jogo não apresenta uma grande evolução gráfica desde a versão de 13. A novidade aqui fica por conta da interface, mais limpa e intuitiva. O jogo está todo em português, mas infelizmente ainda não contamos com a narração em português.
As músicas do jogo são alegres e divertidas. Mas mesmo que o jogador não goste desse recurso, é possível jogar com o áudio desligado ou escutar uma música do próprio aparelho, já que o jogo é bastante leve e isso não impacta na jogabilidade.
Um dos pontos negativos do novo FIFA 15 é a necessidade de conexão constante com a internet. Mesmo para jogar partidas que sequer precisam de acesso a rede o jogo exige conexão constante, interrompendo a partida caso haja erro de acesso ao servidor.
Uma falta dura: os times brasileiros
Fifa 15 Ultimate Team, assim como a versão para consoles e PC, não conta com clubes brasileiros. Há apenas os jogadores brasileiros, aqueles que jogam em clubes estrangeiros. FIFA 15: Ultimate Team já está na Google Play, disponível para vários aparelhos com Android. Contudo, o jogo ainda não está disponível para acesso aos Brasileiros. É preciso estar em outro país para poder baixar o jogo ou utilizar uma VPN.
Conclusão
FIFA 15 mantém a mesma qualidade do jogo anterior. Assim como a versão 14, o jogo perdeu alguns modos, dentre eles, o modo versus. Mas ganhou o modo de "Simulação Rápida" que fará bastante sucesso entre os técnicos de plantão. A jogabilidade foi levemente melhorada, mas os gráficos continuam no mesmo lugar desde a versão 13.
0 comentários :
Postar um comentário